Instalando o WordPress no Nginx

Há algum tempo adotei o Nginx como servidor HTTP, e desde então tenho configurado diversos servidores, sempre obtendo bons resultados.

Esta semana precisei configurar um servidor da TownConnect para rodar o WordPress, mas diferente do que já tinha feito, precisava dele em um subdiretório no domínio principal, não em subdomínio ou domínio próprio. Neste exemplo, vou usar a versão estável, Nginx 0.6.34, WordPress 2.7 e o Debian Linux.

Instalando o Nginx

Vamos instalar as dependências do Nginx:

Agora vamos instalar o Nginx:

Você pode optar por instalar usando o apt-get, particularmente eu prefiro assim. Devemos configurar o funcionamento do Nginx:

Agora precisamos criar o daemon para executar o Nginx:

Instalando o PHP CGI

Temos duas opções para instalar o PHP, usando o apt-get ou compilando o código fonte.

Usando o apt-get

Vamos instalar o PHP CGI com suporte a MySQL e o Lighttpd para obter o spawn-fcgi, que vai cuidar dos pedidos ao FastCGI do PHP. Depois de instalados, vamos parar e remover o serviço do Lighttpd, que não é necessário:

O spawn-fcgi deve ser configurado para executar como um serviço. É preciso escolher a porta que vai ser usada, neste caso, a escolhida foi 53987 (aleatoriamente). Desta maneira poderemos reiniciar o servidor sem se preocupar:

E para finalizar:

Compilando o código fonte

Apesar de ser um pouco demorado, particularmente prefiro desta forma. Se você já instalou usando o apt-get, pule esta parte. Vamos instalar as dependências, baixar o código fonte do PHP, o patch PHP-FPM, aplicar o path, compilar e instalar:

Setamos o usuário que vai executar o php-cgi como:

E para finalizar:

Instalando o WordPress

Faça o download do WordPress e siga os passos de 1 a 5 do Famous 5-Minute Install. O sexto passo vamos deixar para depois. O diretório usado para a instalação do WordPress deste tutorial é /var/www/example.com/blog.

WordPress configurado em um domínio
WordPress configurado em um subdomínio
WordPress configurado em uma subpasta do domínio

Agora basta seguir o sexto passo do Famous 5-Minute Install e o WordPress estará instalado e rodando em um dos melhores servidores HTTP, o Nginx.

One Comment on “Instalando o WordPress no Nginx