Vamos todos impedir a regulamentação da profissão de analista de sistemas

Vamos falar um pouco sobre o assunto mais badalado nas empresas de TI e na blogosfera. Regulamentação da Profissão de Analista de sistemas.

Eu teria aqui motivos para apoiar a lei, estou me formando, já trabalho na área e não teria que me preocupar com nada. O problema é que não suporte “filhinho de papai” com canudo na mão e “político safado”.

Não vou nem falar aqui do projeto. Quem quiser ler na integra é só acessar aqui.

Sempre questionei “profissionais” que diziam para mim que tinha certificações x, y, ou z. Pra mim certificações e cursos superior não dá ao individuo a capacidade de atuar na área de formação. Conheço ótimos programadores formados em contabilidade, matemática e até mesmo em filosofia, assim como, conheço caras que se formaram em Ciências da Computação ou Sistemas de Informação que nunca trabalharam na área.

Canudo não vai fazer do cara um bom profissional. Tem cara que conheço, formado com “grandes honras” que não entregam um sistema bem feito, é cheio de gambiarras e mais um monte de m… que só acaba com o sistema. Um bando de cabeças de repolhos, que querem acima de tudo defender um status de bom profissional porque são formados. Estes caras, na maioria das vezes, são um bando de filhinhos de papai que vão na faculdade para jogar Counter Strike (O Joguinho caro!!!) e agora vão ser beneficiados por mais uma lei porca deste país.

Como diz o Akita:“Grandes programadores não são formados. Grandes programadores se formam”. Caras bons correm atrás de conhecimento, são “nerds”, querem sempre mais, não vivem nas custas dos outros.

Outra coisa que me deixa irritado é a política brasileira. É difícil sair, quase um milagre, uma lei que beneficia a massa da sociedade, sempre tem alguém enchendo o bolso por trás. Desta vez não será diferente, conselhos e mais conselhos para burocratizar o setor, tirar gente muito boa do mercado e encher o “colchão” de verbas.

Tem coisas que só acontecem no Brasil mesmo.

Recomendo dar uma lida em:

3 Comments on “Vamos todos impedir a regulamentação da profissão de analista de sistemas

  1. Belo artigo, concordo plenamente contigo, não podemos deixar isso acontecer….

    Sobre o meu BLOG, estou meio sem tempo, mas assunto tenho de monte com esse curso que to fazendo aki, logo estarei de volta e atualizarei tudo.

    Valeu….Abs

  2. Infelizmente, tenho que descordar contigo. Eu sei que tem muita gente que não é formada na área, porém tem grande capacidade como programador ou desenvolvedor. Porém, toda e qualquer pessoa formada, tem um minimo que da para se acreditar suficiente para criar ou desenvolver um sistema. Agora quem não tem um curso, como é possível saber a capacitação profissional dele, como saber se ele tem um mínimo de conhecimento necessário? Um cara desses faz um cursinho e diz pro teu cliente… o cara, ou empresa que tu contratou é louca de cobrar tudo isso por um sistema… deixa que eu faço pela metade do preço. Dai pra concorrer com um mané desses a gente tem que trabalhar por uma mixaria. Não sei quanto a região onde você mora… mas aqui um desenvolvedor de software bem pago ganha uns 1500 reais. Eu disse bem pago, o normal é de 600 a 800 reais. A diarista que de vez em quando vem limpar a minha casa ganha 25 reais para trabalhar meio dia. Se ela trabalhar todos os dias vai ter 1000 reais… mais do que muito profissional e ela não precisou estudar nada, não precisou se esforçar, nem precisa.. pois este é o preço padrão pra cidade. Aí você me diz que é a favor de qualquer um poder trabalhar na nossa área.
    Me diz aí? Você pode aprovar um projeto de uma casa sem ser engenheiro (Mesmo que toda sua vida você tenha sido pedreiro e saiba mais de construção que vários engenheiros) e ganhar por isso? Pode operar abrir uma clinica sem ser médico?
    Por que que na nossa área pode. Apenas 10% dos que começaram o curso se formaram comigo… será que esses 10% não são tão bons desenvolvedores quanto os médicos são médicos?
    Claro, vai ficar mais dificil ser desenvolvedor… mas também não é facil ser médico ou engenheiro.
    Acho que você deveria rever um pouco esse conceito. Já te adianto que se a pessoa é um exelente desenvolvedor, não será dificil fazer a faculdade para conseguir o diploma… Vai ser dificil financeiramente… porém os que se formarem serão muito bem recompensados e aí entra o valor do mérito, talento não é tudo se não existir esforço.

  3. Rubens,
    O grande problema desta história é que a lei não vem para beneficiar a profissão, se você ler a lei vai verificar que existem apenas 6 artigos falando sobre quem será atingido e 28 falando sobre a criação de conselhos, multas e pagamentos. Em nenhum momento questiona-se o salário base de um profissional de TI e este é o grande problema do Brasil, não vem beneficiar a nós e sim o bolso dos políticos.

    Quanto a conhecimentos, um bom programador você reconhece pelo código e pela lógica. Faço faculdade e a instituição onde curso é considera uma das 10 melhores do país em Sistemas de Informação, mais de todos os formandos apenas dois ou três são programadores de verdade, caras bons e todos eles já programavam antes da faculdade. O curso superior não vai garantir que você seja um bom profissional.

    Outra coisa, está é uma discussão antiga e desde aquela época existe uma grande divergência entre os profissionais. A SBC já enviou um pedido de audiência pública para que o assunto seja discutido pelos profissionais da área, o que é muito justo.